domingo, 14 de novembro de 2021

ONDAS GIGANTES DESLOCAM MILHARES DE PESSOAS! VEJAM A NOTICIA



Quase 4.000 pessoas na costa de Gana permaneceram desabrigadas na quarta-feira, depois que as ondas do mar no fim de semana destruíram mais de 500 casas na região de Volta.

Milhares de pessoas na região de Volta, em Gana, ficaram desabrigadas depois que ondas gigantescas atingiram suas casas, relata a France24 .

"Tivemos tsunamis ao amanhecer ", disse à AFP George Ayisi, porta-voz da Organização Nacional de Gerenciamento de Desastres de Gana.

A maioria das vítimas, principalmente crianças e mulheres no município de Keta, teve suas casas destruídas pela tempestade.


Muitas das vítimas descreveram a situação como insuportável e desejam uma intervenção governamental imediata.

“Somos sem-teto e isso nos preocupa há anos, precisamos de atenção urgente do governo” , disseram alguns moradores.

Este é o terceiro tsunami deste ano, mas é o mais pesado

Ondas gigantescas desenterram corpos em Gana

Em algumas das áreas afetadas, ondas gigantes removeram corpos de seus túmulos. Os líderes comunitários foram forçados a enterrar novamente os corpos expostos para evitar qualquer tipo de contaminação.

O Ministro das Obras e Habitação de Gana, Francis Asenso-Boakye, revelou que o Ministério das Finanças irá alocar fundos para a construção de um segundo muro de defesa contra o mar em mais de 8 km na área.

As comunidades costeiras de Gana estão constantemente enfrentando ondas gigantes ... E como as tempestades estão se intensificando agora, acho que elas ficarão ainda maiores e mais destrutivas. Estar pronto!

O que é um maremoto?

As ondas gigantes são as maiores ondas do oceano em nosso planeta e são formadas pelas forças gravitacionais da Terra, do sol e da lua.

As forças gravitacionais do sol e (em maior extensão) da lua puxam os oceanos fazendo com que os oceanos inchem em ambos os lados da terra (o lado mais próximo da lua e o lado mais distante da lua).

Conforme a terra gira, as marés se movem para dentro e para fora (a terra se move, mas a saliência da água permanece alinhada com a lua, dando a impressão de que as marés estão se movendo quando, na verdade, é a terra que está em movimento) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário