Milhares de pessoas na região de Volta, em Gana, ficaram desabrigadas depois que ondas gigantescas atingiram suas casas, relata a France24 .
"Tivemos tsunamis ao amanhecer ", disse à AFP George Ayisi, porta-voz da Organização Nacional de Gerenciamento de Desastres de Gana.
A maioria das vítimas, principalmente crianças e mulheres no município de Keta, teve suas casas destruídas pela tempestade.
Muitas das vítimas descreveram a situação como insuportável e desejam uma intervenção governamental imediata.
“Somos sem-teto e isso nos preocupa há anos, precisamos de atenção urgente do governo” , disseram alguns moradores.
Este é o terceiro tsunami deste ano, mas é o mais pesado
Ondas gigantescas desenterram corpos em Gana
Em algumas das áreas afetadas, ondas gigantes removeram corpos de seus túmulos. Os líderes comunitários foram forçados a enterrar novamente os corpos expostos para evitar qualquer tipo de contaminação.
O Ministro das Obras e Habitação de Gana, Francis Asenso-Boakye, revelou que o Ministério das Finanças irá alocar fundos para a construção de um segundo muro de defesa contra o mar em mais de 8 km na área.
As comunidades costeiras de Gana estão constantemente enfrentando ondas gigantes ... E como as tempestades estão se intensificando agora, acho que elas ficarão ainda maiores e mais destrutivas. Estar pronto!
O que é um maremoto?
As ondas gigantes são as maiores ondas do oceano em nosso planeta e são formadas pelas forças gravitacionais da Terra, do sol e da lua.
As forças gravitacionais do sol e (em maior extensão) da lua puxam os oceanos fazendo com que os oceanos inchem em ambos os lados da terra (o lado mais próximo da lua e o lado mais distante da lua).
Conforme a terra gira, as marés se movem para dentro e para fora (a terra se move, mas a saliência da água permanece alinhada com a lua, dando a impressão de que as marés estão se movendo quando, na verdade, é a terra que está em movimento) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário