A ameaça de aniquilação global pode ser sentida tanto quanto durante a Guerra Fria, mas os abrigos de alta segurança de hoje não têm nada a ver com seus equivalentes do século XX.Várias empresas em todo o mundo estão encontrando uma demanda crescent por estruturas que protejam contra qualquer risco, seja uma pandemia global, um asteróide ou a Terceira Guerra Mundial, e ao mesmo tempo oferecem serviços de luxo.
“O bunker do seu pai ou avô não era muito confortável”, diz Robert Vicino , empresário imobiliário e CEO da Vivos , empresa que fundou, desenvolve e administra abrigos de alto padrão em todo o mundo.
"Eles eram cinzentos. Eles eram de metal, como um navio de guerra ou algo assim. E a verdade é que a humanidade não pode sobreviver por muito tempo como um espartano, em um ambiente tão desolado."
A ação do apocalipse
Muitos da elite mundial, incluindo estrelas do esporte e executivos de tecnologia (dizem que Bill Gates tem bunkers em todas as suas propriedades) optaram por projetar seus próprios paraísos secretos para abrigar suas famílias e funcionários.
Gary Lynch, CEO da Rising S Company com sede no Texas, diz que em 2016 os pedidos de bunkers subterrâneos de alta tecnologia cresceram 700% em relação a 2015, enquanto as vendas totais cresceram 300% desde a eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos
Os bunkers de chapa de aço da empresa, projetados para durar gerações, podem armazenar alimentos por um ano por habitante e resistir a terremotos.
Mas enquanto alguns querem apenas um bunker, outros preferem suportar o apocalipse em um ambiente que ofereça uma experiência um pouco mais próxima do mundo real.
Os desenvolvedores de tais abrigos comunitários adquirem alguns bunkers militares desmontados, construídos pelos Estados Unidos ou pelos governos soviéticos.
As estruturas fortificadas são projetadas para resistir a um ataque nuclear e são equipadas com energia, purificação de água e sistemas de filtragem de ar.
A maioria inclui armazenamento de alimentos por um ano ou mais, e muitos têm jardins hidropônicos para suplementar as rações.
Vicino diz que a Vivos recebeu grande interesse em seus abrigos por volta da eleição de 2016 nos EUA e vendeu praticamente todos os espaços em seus abrigos comunitários nas últimas semanas.
Arcas de Noé moderno
Um desses abrigos, o Vivos xPoint , fica perto de Black Hills, em Dakota do Sul, e consiste em 575 bunkers militares que serviram como depósito de munição do Exército até 1967.
Atualmente é uma instalação que vai acomodar cerca de 5.000 pessoas, os interiores de cada bunker são equipados pelos proprietários a um custo entre US $ 25.000 e US $ 200.000 cada. O preço depende se pretende um espaço minimalista ou uma moradia com acabamentos de grande qualidade.
O complexo estará equipado com todas as comodidades de uma pequena cidade, incluindo teatro, escolas, jardins hidropônicos, clínica médica, spa e ginásio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário