terça-feira, 18 de março de 2025

JAMES WEBB DETECTA OBJETO GIGANTESCO 40 VEZES MAIS PESADO QUE A TERRA


JAMES WEBB DETECTA NIBIRU?

Objetos de massa planetária não se encaixam perfeitamente nas categorias existentes de estrelas ou planetas."Usando o Telescópio Espacial James Webb (JWST), astrônomos observaram a atmosfera de um corpo cósmico que pode ser um planeta desonesto ou uma "estrela fracassada". De qualquer forma, o mundo vagueia pelo cosmos sem um pai.


O órfão cósmico, ou " objeto de massa planetária flutuante livre ", designado SIMP 0136, vagueia pelo universo a cerca de 20 anos-luz da Terra — e o faz sem uma âncora estelar. O SIMP 0136 tem uma massa que é cerca de 13 vezes a massa de Júpiter , mas é quase do mesmo tamanho que o gigante gasoso do sistema solar . Descoberto em 2003, o SIMP 0136 gira tão rapidamente que um dia neste mundo desonesto dura apenas cerca de 2,4 horas terrestres.

Há uma possibilidade de que SIMP 0136 não seja um planeta, mas sim um objeto chamado " anã marrom ", um corpo estelar que se forma como uma estrela, mas falha em reunir massa suficiente para desencadear a fusão nuclear de hidrogênio em hélio em seu núcleo. A confusão surge do fato de que essas "estrelas fracassadas" têm um limite de massa inferior de cerca de 13 vezes a massa de Júpiter — bem em torno da massa de SIMP 0136, na verdade.

O Telescópio Espacial James Webb avistou um objeto cósmico "desonesto" passando pela nossa galáxia sem uma estrela e coberto por nuvens de minerais de ferro e magnésio.



SIMP 0136+0933 tem um dia de 2,4 horas de duração e está localizado na Nebulosa Carina a 20 anos-luz de distância. Por ser o objeto de massa planetária flutuante livre mais brilhante do Hemisfério Norte e estar longe de estrelas que poderiam ofuscar observações, ele foi fotografado diretamente por telescópios como o Telescópio Espacial Spitzer da NASA . Essas observações revelaram que SIMP 0136+0933 tem uma atmosfera anormalmente variável, com flutuações na região infravermelha do espectro eletromagnético (que os humanos perceberiam como calor). Mas os fenômenos físicos que causam essa variabilidade ainda eram desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário