Líquido quente expelido do fundo do mar de Oregon vem da falha de Cascadia e pode oferecer pistas sobre riscos de terremotos
Um estudo conduzido pela Universidade de Washington descobriu infiltrações de líquido quente e quimicamente distinto saindo do fundo do mar a cerca de 80 quilômetros de Newport, Oregon. O artigo, publicado em 25 de janeiro na Science Advances , descreve a fonte subaquática única que os pesquisadores batizaram de Pythia's Oasis. Observações sugerem que a fonte é proveniente de água 2,5 milhas abaixo do fundo do mar no limite da placa , regulando o estresse na falha offshore.
A equipe fez a descoberta durante um atraso relacionado ao clima para um cruzeiro a bordo do RV Thomas G. Thompson. O sonar do navio mostrou nuvens inesperadas de bolhas cerca de três quartos de milha abaixo da superfície do oceano. Uma exploração mais aprofundada usando um robô subaquático revelou que as bolhas eram apenas um componente menor de um fluido quente e quimicamente distinto jorrando do sedimento do fundo do mar.
"Eles exploraram naquela direção e o que viram não foram apenas bolhas de metano, mas água saindo do fundo do mar como uma mangueira de incêndio. Isso é algo que eu nunca vi e, pelo que sei, nunca foi observado antes", disse co- autor Evan Solomon, professor associado de oceanografia da UW que estuda geologia do fundo do mar.
O recurso foi descoberto pelo primeiro autor Brendan Philip, que fez o trabalho como estudante de pós-graduação da UW e agora trabalha como consultor de políticas da Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário